terça-feira, 24 de abril de 2012

Génesis!

Após vários anos de actividade na blogosfera decidi  com todo o prazer assumir nova cruzada!

Nos últimos anos temos vindo a assistir a acontecimentos internacionais e nacionais de extrema gravidade, interessantes e /ou promotores de debate. A própria contemporaneidade pauta-se por notícias relevantes a um ritmo frenético e muitas delas passam despercebidas. Por conversas com conhecidos, tenho-me vindo a aperceber que muitos pensam em certas realidades do panorama político, social e militar mundial seguindo o vulgo eixo do "bem - mal", transmitido pelos media ocidentais, nos quais o terrorismo constitui um argumento de peso. Esta visão que nos é incutida desde há gerações acentua-se pelo nosso desinteresse, “desinformação” ou informação seleccionada pelos media. Numa vida e sociedade desenvolvidas em que a competitividade e a falta de tempo é uma constante, a informação "de referência" que nos chega pela principal comunicação social - tantas vezes sujeita a lobbies- não se revela muitas vezes a mais isenta. Se bem que hoje em dia felizmente haja bastante informação, fruto dos blogs, internet, telemóveis com vídeo e fotos e outras novas tecnologias, ela carece da necessidade de selecção. Tal facto contrasta com épocas anteriores, em que a “informação alternativa” implicava um maior esforço de mobilização. 


Na contemporaneidade, reina a acessibilidade mas também o excesso. Deste modo, e face ao que tive oportunidade de constatar e partilhar com terceiros, decidi abraçar este projecto em que irei partilhar informação relativamente a certos aspectos que considero fulcrais para se analisar e perceber muito dos acontecimentos que se desenrolam e aconteceram neste nosso planeta e que infelizmente são analisados e propagandeados em massa de maneira diferente à devida. De igual modo, partilharei assuntos dos mais variados temas que ache interessantes, desde a saúde a causas sociais. Ou seja, irei transmitir alguma da informação que tenho conhecimento, de fontes de rápido acesso para que todos a possam visualizar e formular a sua opinião. A minha motivação é apenas pedagógica! 

Advogo o respeito e bondade para com todos os povos e raças, escolhas pessoais ou inerentes à personalidade como a religião ou a orientação sexual, desde que não violem a integridade de terceiros. Defendo a paz e a tolerância para com o próximo. Tal facto  não significa obviamente que seja conivente com quem viola os direitos do Homem e os princípios básicos de ética e cidadania. Defendo o conhecimento, verdade e justiça. Pretendo de igual modo lutar/alertar contra a falsa propaganda e a escabrosa e frequente assunção do militarismo como solução viável para solução de problemas e pior, como veículo de actuação mercenária, fenómeno que se vulgarizou no séc.XX à custa de milhões de vidas.

Desde já estão convidados a partilhar conhecimento e opiniões neste espaço! O meu muito obrigado pelas vossas visitas e contribuição!


5 comentários:

Promulgamos a liberdade de expressão excepto para ofensas e/ou ameaças.Obrigado pela visita e partilha!