No Japão, após o terramoto, tsunami e os incidentes nucleares ocorridos no último ano, o governo e a TEPCO continuam a esconder informação sobre o real estado dos reactores nucleares, o que aconteceu e pior, sobre o efeito da radiação na fauna, flora e na população Japonesa. A contestação que tem surgido pela ocultação do impacto da radiação e pela falta de protecção na população é cada vez maior.
Desde o primeiro dia do incidente que a TEPCO e o governo Japonês incorrem em mentiras sucessivas, muitas das quais hoje em dia já são públicas e que resultaram em mortes. Um dos principais motivos da TEPCO é manter o tsunami como a causa do acidente nuclear ao invés do terramoto pois durante anos ignoraram normas de construção anti sísmica e da própria manipulação da energia nuclear (construção,segurança etc.) que foram ocultando em relatórios. Por seu lado, o governo sofre grande pressão do lobbie da energia atómica que nunca esteve tão ameaçado no Japão. A consequência da manutenção de mentiras - a central de Fukushima é para muitas organizações e peritos uma bomba-relógio contaminado que está a ser ocultada- poderá ser um desastre nuclear ainda maior, sendo que o actual poderá ja ter consequências imediatas e catastróficas nos ecossistemas e na população japonesa, os quais não estão a ter a intervenção adequada para manter uma versão adulterada dos factos. Por conseguinte, a radiação tem-se espalhado para fora do Japão através do ar, água, animais e até produtos comercializados o que transforma este incidente num problema internacional.
A informação que corrobora o anteriormente referido encontra-se na internet (artigos e documentários) e nas notícias dos media publicados desde o ano passado. Dada a extensão e a incrível velocidade do surgimento de nova informação relevante sobre este tema, partilho alguns dos últimos factos relevantes:
- Fukushima classificado como nível 8 (novo máximo) - multi-source major nuclear accident requiring international assistance and monitoring - numa nova escala nuclear proposta, acima de Chernobyl.
- Radiação na zona de evacuação de Fukoshima é tão elevada que ultrapassa a capacidade do aparelho de medição.
- Dr.Shuntari Hida: "Even a low dose will cause damage"; "The government and other elites say that people don’t need to worry
about internal exposure. But I’ve seen evidence to the contrary."
- Físico Yuko Fujita refere que o governo teria de evacuar milhões de pessoas em redor de Fukushima se a mesma escala nuclear de Chenobyl fosse aplicada pois o acidente Japonês é pior:
"The Soviet Union evicted all residents from highly contaminated areas within a 300-kilometer radius, while providing them with housing, employment and welfare measures"
“At the time, I thought it was outrageous"
“But it is far more conscionable than what this country is doing–deceiving people into staying, taking advantage of their attachment to their homeland.”
"If Japan takes evacuation measures equivalent in scale to that following the Chernobyl disaster, it will need to relocate several millions of people in this densely populated country"
“It probably means that this country will go bankrupt”
- 52% de uma amostra de borboletas de 2º geração apresenta danos genéticos e fisiológicos.
- A central de Fukushima mantém-se instável.
- Mais de 60% dos produtos de pesca de Fukushima encontram-se contaminado com césio, alguns dos quais com valores 3 x superiores ao máximo permitido.
- Césio está aumentar no bacalhau da costa de Hokkido e noutras espécies em locais mais generalizados.
- Cogumelos em Tochigi têm níveis de contaminação 190 x superiores ao seguro.
- Tóquio encontra-se contaminada como a área controlada de Fukushima.
- Telhados nos subúrbios de Tóquio cobertos com substância radioactiva.
- Níveis de radiação em frente a escola em Tochigi 17 x superiores ao permitido.
- 10 000 minhocas mortas em parque de estacionamento com capacidade para 16 carros.
- Cevada e trigo contaminados à venda nos supermercados Japoneses.
- Carros Japoneses contaminados apreendidos em alfândega Russa.
- Apenas 5% das minhocas criadas no solo de Fukushima sobrevivem, tendo um tamanho 10 x superior ao normal.
- Radiação em estruturas da 2ª maior cidade japonesa.
- Estudo sobre mutações ocorridas em borboletas:
“It has been believed that insects are very resistant to radiation"
“[Because] this butterfly is found in artificial environments – such
as gardens and public parks – this butterfly can monitor human
environments”
“This study is important and overwhelming in its implications for both the human and biological communities living in Fukushima”
“These observations of mutations and morphological abnormalities can
only be explained as having resulted from exposure to radioactive
contaminants”
- A contaminação de Fukushima é superior a 168 bombas atómicas de Hiroshima (estimativa governamental de 2011 moderada).
- Mar do Japão encontra-se contaminado.
- Rio de Fukushima com níveis de contaminação 1650x superior ao seguro.
- Pequeno pedaço de fruta contaminada equivale a centenas de RX.
- População japonesa contaminada.
- Yakuza ligada à colocação de staff na central de Fukushima.
- População japonesa contaminada.
- Yakuza ligada à colocação de staff na central de Fukushima.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Promulgamos a liberdade de expressão excepto para ofensas e/ou ameaças.Obrigado pela visita e partilha!